Ei, você já parou pra pensar que os mangás que amamos podem ter “inspirado” outros de um jeito… um pouco, digamos, suspeito? Pois é, galera! Hoje, a gente vai mergulhar nesse rolê de “plágio” nos mangás e descobrir quais histórias podem ter sido mais “influenciadas” do que a gente imagina. Se prepara porque o papo aqui vai ser quente!
1. Quando Dragon Ball Virou A “Base” De Tudo
Ok, talvez você já tenha ouvido essa, mas quem não ama um bom “Goku vs. Vegeta”?! Contudo, alguns mangás não se contentaram em apenas “homenagear” essa obra-prima. Eles pegaram a ideia e deram uma misturada! É o caso de “Kinnikuman” (sim, eu sei, bem menos famoso) e até de outros que usaram o conceito de lutas épicas e heróis inabaláveis, mas de uma forma meio… cópia disfarçada.
Como resultado, “Kinnikuman” tem um estilo de luta com a mesma vibe de Dragon Ball, mas claro, se tornando algo um pouco mais grotesco. Não estamos falando que é 100% cópia, mas o sentimento de “já vi isso em algum lugar” é inegável. E é aí que o bicho pega, porque o mangá também apostou na ideia do personagem principal, totalmente bobo e que se desenvolve ao longo da história, igualzinho o Goku. Coincidência? Ou a criatividade foi dar uma voltinha?
2. Naruto… E Suas “Versões” Em Mundo Paralelo
“Naruto” conquistou o mundo com sua história de um garoto sem família, com sonhos grandes, e aquele jutsu… Mas será que ele não tem uma “sombra” um pouco mais antiga? Sim, pessoal! Falamos de “Yu Yu Hakusho”, uma obra clássica de Yoshihiro Togashi. Ambos têm personagens que começam com uma vida cheia de obstáculos, sem ter ninguém ao lado, mas possuem um poder absurdo que os torna incomparáveis.
Em suma, o arco da busca de poder e a jornada do herói são quase idênticos, e alguns fãs dizem que a ideia de naruto nasceu a partir de uma mescla de Yusuke Urameshi com Goku. Não é só coincidência, é mais como se estivessem compartilhando ideias e construindo um universo sobre os ombros dos gigantes. Mas, claro, não dá pra negar que Naruto soube fazer seu próprio caminho.
3. One Piece… Ou Melhor, O Pirata Que “Inspirou” A Aventura
“One Piece” é simplesmente a coisa mais épica que já rolou na história dos mangás, com toda a sua jornada em busca do tesouro, personagens incríveis e lutas que fazem qualquer um gritar “Vamos Lutar!”… Mas, já reparou que isso também tem um certo toque de “Vicky the Viking”?
Isso mesmo, galera. “Vicky the Viking” é uma obra anterior que tem toda uma vibe de jornada de um pirata/ explorador. É claro que One Piece pegou tudo aquilo e deu o seu próprio toque, mas a gente não pode fechar os olhos para as influências que estavam ali, nos moldes das aventuras de um grupo de amigos se desafiando o tempo todo. E sim, o jeito de se contar a história, com piratas enfrentando forças sobrenaturais, é um tanto familiar. Mas ao invés de simplesmente copiar, Eiichiro Oda transformou a parada e fez algo único. Mas ainda assim, fica a dúvida…
4. Attack on Titan: “Giant” Inspirado em Outros Gigantes!
Agora, quem não curte a luta contra os titãs? “Attack on Titan” é um dos maiores sucessos da história recente dos mangás. Contudo, já pensou que a ideia não é tão única assim? Sim, pessoal, o conceito de gigantes devoradores foi visto antes, em diversas obras, como por exemplo, em “Daikaiju” ou em “Devilman”. Ambos também possuem seres monstruosos e criaturas descomunais, só que de forma bem diferente.
Então, o que acontece? Em suma, Attack on Titan pegou a ideia de titãs devorando a humanidade e deu uma mexida nos elementos. Mas ao contrário do que muitos imaginam, o “inimigo colossal” já foi explorado de outras formas em décadas passadas. Por isso, fica o questionamento: será que AOT não se inspirou demais em algumas ideias anteriores?
Conclusão: A Linha Entre Inspiração e Plágio Está Cada Vez Mais Embaçada…
Em resumo, o que podemos aprender com tudo isso é que o mundo dos mangás é um oceano vasto, e as influências sempre existiram. Claro, copiar descaradamente não rola, mas… a gente não pode negar que, muitas vezes, um toque de inspiração pode virar algo quase idêntico ao original. Quem diria que, atrás das histórias de sucesso, havia tanto “empréstimo” criativo, né? Agora, quero saber de você! Já percebeu algum outro mangá que, na sua opinião, “se inspirou” demais em outro? Compartilha com a gente nos comentários, vou amar saber a sua visão!