Se você é fã de anime, sabe que muitos personagens ficam tão marcados que a gente nem percebe como o tempo passa. Mas, com o passar dos anos, algumas figuras que foram queridinhas caem em desgraça, e hoje vou te contar por quê. Vamos analisar 4 personagens que não envelheceram bem, principalmente porque as mudanças sociais e culturais mexem com o modo como a gente vê as coisas. Então, bora entrar nessa discussão de peso?
1. Kenshiro – Fist of the North Star
Quando a gente pensa em anime clássico, não tem como não lembrar de Fist of the North Star, com aquele protagonista mega bombado, o Kenshiro. O cara é praticamente uma lenda viva… ou melhor, quase. Na época, ele era o auge da força e da justiça, mas, se você assistir agora, vai perceber que, apesar de ainda ser um ícone, o jeito dele resolver tudo na base da força bruta ficou super ultrapassado.
Por que isso? Bem, no contexto atual, as narrativas que celebram a violência pura e simples sem reflexão acabaram perdendo o brilho. Hoje em dia, vemos heróis mais complexos, com dilemas internos e, sim, que se importam com a moralidade das suas ações. Kenshiro, por mais épico que tenha sido, perdeu aquele apelo de herói multifacetado.
2. Ataru Moroboshi – Urusei Yatsura
Ataru é o tipo de cara que, na década de 80, parecia ser apenas uma criança travessa com um humor bem peculiar. Só que, quando olhamos para ele agora, fica muito claro que, de um jeito bem ousado, ele é problemático. Seus comportamentos sexistas e suas atitudes agressivas com as mulheres são bem desconfortáveis para a maioria dos espectadores modernos.
O pior é que, na época, ele era quase visto como “engraçado” ou “despreocupado”, mas os tempos mudaram, e essa vibe caiu por terra. A maneira como ele trata as mulheres não tem mais a menor graça, e sim, é super problemático. Hoje, é impossível não perceber como isso envelheceu de forma tão errada.
3. Yusuke Urameshi – Yu Yu Hakusho
Ok, eu sei que Yu Yu Hakusho é um dos animes mais amados de todos os tempos e Yusuke é um personagem icônico. Mas, sendo bem realista, o jeito como ele lida com algumas situações e os seus primeiros comportamentos de rebeldia no início da série não funcionam mais tão bem no contexto atual.
Por exemplo, a forma como ele desrespeita as figuras de autoridade e resolve tudo com porrada, sem pensar nas consequências, já não é mais a “mentalidade de herói” que a gente espera hoje em dia. Com o tempo, essa atitude perdeu a magia e hoje parece mais desatualizada do que qualquer coisa. O Yusuke que a gente ama também teve que passar por uma evolução, mas ainda assim, algumas atitudes dele não são mais aceitas.
4. Sakura Kinomoto – Cardcaptor Sakura
Calma, calma… não tô dizendo que a Sakura é um personagem ruim. Longe disso! Acontece que, quando Cardcaptor Sakura foi lançado, a forma como ela era retratada como uma personagem inocente, super fofa, sempre apegada à ideia de “tudo vai dar certo”, foi bem aceitável e cativante. Mas, com a onda de personagens femininas mais complexas e com mais protagonismo, fica claro que o estilo de personagem dela, apesar de adorável, pode ser um pouco simplista para os tempos de hoje.
Sabe, quando as heroínas de anime passaram a ter mais poder, independência e enfrentavam questões mais profundas do que apenas “pegar as cartas”, Sakura, por mais querida que seja, acaba se mostrando um pouco limitada. Nada contra sua doçura, mas é uma personagem que não poderia ser criada hoje da mesma forma.
Mudanças Culturais e Como Elas Afetam a Percepção
Por que isso acontece? Bem, a resposta é simples: os animes refletem a sociedade do tempo em que foram criados. A mudança nas perspectivas culturais ao longo dos anos fez com que alguns estereótipos, atitudes e até mesmo estilos de personagens ficassem ultrapassados. O que era considerado divertido, ousado ou interessante nos anos 80 e 90 já não é mais aceito ou mesmo compreendido da mesma forma hoje.
Assim, por mais que esses personagens tenham sido muito importantes nas suas épocas, com o passar do tempo, suas ações ou atitudes são vistas de maneira diferente. A sociedade mudou, e os animes também precisam acompanhar essas transformações. O que antigamente parecia heróico ou engraçado agora não faz tanto sentido no contexto atual.
O Que Podemos Aprender?
E o mais interessante de tudo é que, embora esses personagens não tenham envelhecido da melhor forma, eles ainda são importantes. Cada um à sua maneira ajudou a moldar a indústria de animes e trouxe lições valiosas para gerações passadas. Porém, a grande lição aqui é que as histórias precisam evoluir junto com a sociedade.
Em suma, esses personagens são uma ótima maneira de entender como os tempos mudaram. A evolução dos personagens de anime pode ser uma maneira de refletir sobre o quanto nossa percepção da sociedade também evoluiu, não é mesmo? Hoje em dia, buscamos heróis mais complexos, com falhas, mas também com mais empatia e sensibilidade. E isso, por incrível que pareça, é um reflexo de nós mesmos.
E aí, o que você acha?
Agora, quero saber de vocês, pessoal! Quais personagens você acha que não envelheceram bem? Ou, se você for mais do time “nostalgia”, quem você ainda ama, mesmo sabendo que certas atitudes de outros tempos não são mais aceitas? Deixe nos comentários e bora conversar!