Oi, pessoal! Vocês já perceberam que embora muitos jogos tenham avançado em termos de inclusão e representação, ainda existem títulos que não permitem que os jogadores escolham personagens femininas? Pois bem, hoje falarei sobre isso e mostrarei jogos que ainda não obtiveram essa transformação. Aqui estão alguns exemplos de jogos que não oferecem essa opção, seja por design ou por escolha narrativa:
1. Persona 5
Em “Persona 5”, o jogador assume o papel de um protagonista masculino, Ren Amamiya (ou Akira Kurusu, dependendo da versão). Não há opção para jogar como uma personagem feminina, e todo o enredo gira em torno das experiências, interações e crescimento de um grupo de estudantes masculinos.
2. Final Fantasy XIII
“Final Fantasy XIII” possui personagens femininas importantes no jogo, mas o protagonista jogável é exclusivamente masculino. O sistema da história gira em torno de Lightning e sua equipe, mas o jogador não pode escolher ou controlar uma personagem feminina em qualquer ponto do jogo.
3. Mario Series (Classicos)
Jogos clássicos da série “Mario”, como “Super Mario 64” ou “Super Mario Galaxy”, permitem que o jogador controle Mario, e não oferecem a opção de escolher uma personagem feminina jogável – exceto em alguns títulos mais recentes onde a jogadora pode escolher jogar como Peach ou Rosalina.
4. God of War (Série Clássica)
Os jogos da série “God of War” até o lançamento de “God of War” (2018) têm Kratos como o único protagonista jogável. Não há nenhuma opção para jogar como uma personagem feminina em toda a saga, focando rigorosamente na narrativa deste anti-herói masculino.
5. Dead Space
Na série “Dead Space”, o protagonista Isaac Clarke é um personagem masculino, e a narrativa do jogo segue exclusivamente sua perspectiva. Não há personagens jogáveis femininas na campanha principal, focando todas as interações e desenvolvimento da história em torno de Isaac.
Esses jogos são um exemplo de como a escolha de personagens femininas nem sempre é uma consideração em todos os títulos, refletindo uma abordagem diferente em relação à narrativa e ao design do jogo. A indústria de jogos está evoluindo e é importante apoiar e discutir a necessidade de mais representação e opções de escolha para todos os jogadores, independentemente de gênero.
Conclusão
A representação nos videogames é um tópico importante e em evolução. Embora esses jogos não ofereçam a opção de personagens femininas, muitos outros estão mudando o cenário e garantindo que todos os jogadores possam se ver refletidos nas histórias que jogam. É essencial continuar apoiando jogos que promovam uma diversidade significativa e erguer vozes que exijam mudanças positivas na indústria.